Desafio da Transformação Sustentável
[Resumo do texto enviado pelo Prof. Paulo F. Ribeiro]
O desafio, laçado pela Elsevier e pela Sociedade Internacional de Energia Solar (ISES), tem como intuito transformar os meios de produzir energia no mundo 100% renováveis e acessíveis.
Podem participar do desafio projetos em andamento, ideias de produtos, tecnologias inovadoras, pesquisas, análises ou projetos concretos de como é possível atingir essa meta. Podem incluir tanto o lado da oferta (geração de energia para consumo final) quanto o lado da demanda (eficiência energética), ou ambos.
O conceito de 100% renovável se aplica para todo o processo, desde seu inicio até sua distribuição. Os projetos devem demonstrar aplicabilidade, impacto, sustentabilidade e escalabilidade* na forma como é a transformação da energia para atingir 100% de energias renováveis.
Há uma premiação em que os primeiros colocados recebem uma quantia de 20 mil euros além de um passe livre para o Solar World Congress 2017 que ocorrerá em Abu Dhabi, onde será apresentado o projeto vencedor.
O comitê receberá e analisará os projetos seguindo os seguintes critérios:
-Demonstrar claramente que o projeto produz uma energia 100% renovável
-Ser replicável, escalável* e sustentável;
-Ser inovador;
-Ter aplicabilidade e impacto;
-Ser adequado para uso em países em desenvolvimento;
-Considerar o impacto social do projeto nas comunidades locais;
Link do site do desafio com o texto integral e mais informações:
https://www.elsevier.com/physical-sciences/energy/renewable-transformation-challenge
* Em engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer. FONTE: http://www.dicionarioinformal.com.br/escalabilidade/